Estar entre virgulas, pode ser aposto, mas eu aposto o oposto que vou cativar a todos, sendo apenas um sujeito simples! (O Teatro Mágico)

domingo, 17 de outubro de 2010

Oficina de redação - A temida INTRODUÇÃO

A primeira vez diante das carteiras costumeiramente organizadas umas atrás das outras, ocupadas por rostinhos curiosos (capas de um mundo particular)  não forma uma rima tão boa quanto a do título desta postagem.

Sim, estamos falando do primeiro encontro com cada turma da Oficina de Redação – ENEM 2010.  
Então, lá estavam as pibidianas, tremendo mais que vara verde (com o perdão do clichê), em pleno dia dos professores (parabéns colegas), vivenciando a primeira experiência em sala de aula.
Em ordem: explicação da metodologia da oficina, dicas gerais sobre redação e especificamente introdução, exercícios para desenvolver uma introdução, escrita da introdução para entregar e, para finalizar, papeizinhos com a opinião dos alunos colocados na caixa preta (medo).
Três turmas diferentes, tanto pela quantidade de alunos quanto pelo perfil dos mesmos. A de quarta pela manhã: 5 alunos calmos e participativos. A de sexta à tarde: 15 alunos levemente agitados e pouco participativos. A de sexta à noite: 11 alunos agitadíssimos, tagarelas e muito participativos.
Mas o que realmente deu o que falar foi a correção desse primeiro parágrafo: foram pouquíssimos os indivíduos que conseguiram expor uma ideia clara e objetiva em 3 ou 4 linhas, esqueceram do tópico frasal, argumentaram, inventaram dados, trocaram a ordem dos períodos e mais... muito mais... aff! (surpresa?)
Por outro lado, os amedrontadores pedacinhos de papel com o ponto de vista dos estudantes sobre a primeira aula surpreenderam positivamente, pois a maioria continha elogios e os poucos que traziam críticas ou sugestões foram devidamente analisados para serem respondidos ou resolvidos no encontro seguinte, demonstrando a importância da participação de todos.

Até a próxima aula! Ou melhor, até o próximo desafio!

"Não há vida sem correção, sem retificação." (Paulo Freire)






2 comentários:

  1. A cada aula um novo dasafio!
    Confio no nosso potencial e sei que faremos um ótimo trabalho.
    Beijoos carinhosos ;*
    Diandra

    ResponderExcluir
  2. Sempre é bom achar algum refúgio das nossas dúvidas,saber mostrar os novos caminhos e ter confiança em si mesmo!Ótimo Trabalho meninas.
    Namorado da Diandra meu amoor <3

    ResponderExcluir